Redação/Radioagência Unasp
Todos os anos há um período em que as chuvas de verão podem apresentar situações de risco para a população, como deslizamentos de terra, inundações, entre outros. Sabendo disso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/SP) realiza nos meses que antecedem a temporada de chuvas treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais para minimizar os possíveis danos que podem vir a acontecer. A Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil acontece, todos os anos, de 1º de dezembro a 31 de março.
A Defesa Civil do município participou nos dias 19 e 20 de outubro da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2017/2018, e alerta sobre alguns cuidados que podem ser tomados. “As pessoas ao perceberem o céu ficando escuro, com trovões e lampejos de descarga elétrica, para se abrigarem em local seguro”, recomenda José Ferreira, Coordenador Municipal Proteção Defesa Civil, que define ainda o que seriam lugares seguros. “Um local seguro pode ser uma casa ou prédio, e até mesmo o carro pode ser considerado seguro para essa proteção”, completa o Ferreira.
A Defesa Civil montou uma lista de cuidados pontuais que devem ser seguidos:
– Em hipótese alguma ficar em campo de futebol, piscina, lagoas e represas.
– Se não houver abrigo, se manter agachado, com a cabeça entre os joelhos e as mãos junto aos ouvidos.
– Em caso de enxurrada, não atravessar a pé ou de bicicleta em locais com grande volume de água, mesmo em carros ou motocicletas.
– Não soltar pipas.
– Não andar com objetos como canos e varas de pesca.
– Em casa, se afastar de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TV’s e geladeiras. Evite utilizar telefone, a menos que seja sem fio, afaste-se de janelas, tomadas, canos elétricos e evite tomar banho.
Leave a Reply